Como ter um sistema de irrigação automatizado?

A automação dominou o Agro! Já existem alternativas que atendem do pequeno ao grande produtor que desejam ter um sistema de irrigação automatizado, com opções para todos os tamanhos de produção e bolsos também.

Ter uma irrigação automatizada ficou fácil hoje em dia, conforme a tecnologia avança os agricultores ganham novas vantagens e equipamentos cada vez mais acessíveis.

Quando você automatiza sua irrigação você economiza tempo, mão de obra, recursos e eleva o padrão de qualidade do seu cultivo.

Sistema de irrigação automatizado: Vantagens que você e sua produção ganham

sistema de irrigação automatizado em funcionamento
A automação na irrigação está cada vez mais acessível e atendendo quase todo tipo de cultivo

Ao falar de automação, já nos vem à cabeça que sua produção estará trabalhando sozinha e sim, é isto! A tecnologia no campo entra como um funcionário em tempo integral que sabe tudo e trabalha dia e noite para você.

O dia do produtor está cada vez mais corrido! Ir várias vezes até a produção só para irrigar é uma tarefa que consome tempo e não bate com seus outros compromissos.

Quando falamos de automação, os painéis e equipamentos que nos vem à cabeça são caros, difíceis de mexer e cheios de botões. Pedir para um familiar ou funcionário lidar com aquele mundaréu de botões, pode dar em confusão e te causar aquela dor de cabeça.

Tecnologia só é boa quando é acessível e fácil de usar!

Na hora da automação escolha equipamentos com timer e programe o número de irrigações / fertirrigações, além da duração de cada sessão. Na hora marcada tudo funcionará sozinho, você fica tranquilo, ganha tempo e a produção fica bem cuidada.

Atualmente existem equipamentos que permitem a programação pelo celular, portanto é possível programar a irrigação / fertirrigação em qualquer lugar.

Um bom sistema de irrigação automatizado entende seu cultivo, avalia o clima atual e pode até fertirrigar na medida certa, sem desperdícios, várias vezes ao dia e economizando tempo e recursos.

A automação pode fazer mais que apenas irrigar na hora marcada, podendo ser a sua aliada para se ajustar a mudanças no clima e na evolução e desenvolvimento do seu cultivo,  melhorando o manejo da nutrição, da irrigação e do substrato, logo que um cultivo saudável é resultado de atenção e cuidado nos mínimos detalhes.

Sensores climáticos na automação: Fertirrigar de acordo com o clima resulta num cultivo saudável e resistente à ação do tempo

Uma novidade na Agro são os sensores climáticos, poucos sistemas de irrigação automatizada possuem esta peça que avalia o clima atual e irriga / fertirriga de acordo com os níveis de umidade e temperatura atuais. Por exemplo:

  • Cada clima tem um impacto sobre uma cultura, a arma do produtor é a nutrição correta! O sensor climático avalia temperatura e umidade, dando instruções de como ajustar o substrato e tornar o plantio resistente ao tempo atual;
  • O sensor climático sabe que após uma chuva não há motivos para irrigar, não prejudique seu cultivo pelo excesso e também ajude o meio ambiente;
  • Cultivos com nutrição e água na medida certa são mais saudáveis e resistentes a pragas, portanto é importante utilizar tecnologia inteligente que entenda seu plantio e também avalie o clima externo.

Os produtores escolhem a automação pela praticidade e a ideia de um cultivo saudável através da nutrição contínua, porém somente com sensores climáticos isto se torna possível, afinal não se trata do número de vezes e sim da forma que você nutre.

A automação na irrigação deve ser inteligente e monitorar o cultivo também

A automação vai além de programar a irrigação / fertirrigação para funcionar sozinha, você pode também monitorar a produção através deste avanço da tecnologia.

Ganhe mais que a praticidade de não ir apertar botões, comande sua fertirrigação automática do celular,  proteja seu cultivo contra a ação do tempo e ainda ganhe acesso à um banco de receitas para todo tipo de cultivo fertirrigado!

Conheça o Painel de Fertirrigação iPonia, a melhor pedida para quem deseja adotar a automação em seu cultivo de irrigação.

O Painel é todo em português, feito no Brasil e com suporte técnico nacional, além de ter um preço que cabe no seu bolso. Confira o que você leva com ele:

  • Programe até pelo celular: Direto ao ponto e sem botões confusos;
  • Defina quantas vezes sua produção será irrigada e o tempo de cada sessão;
  • Acompanha sensores climáticos: não irriga em dias chuvosos e também faz recomendações de nutrição de acordo com a temperatura e umidade atual;
  • E muito mais!

Ele vai bem com todo tipo de cultura e atende da irrigação por gotejamento subterrâneo à irrigação por aspersão entre outras modalidades.

Na hora de automatizar faça uma escolha inteligente, opte por produtos nacionais e completos que tragam o máximo de vantagens, ganhe tempo e aumente o nível de qualidade do seu cultivo.

2 comentários em “Como ter um sistema de irrigação automatizado?

  1. Pingback: Fertirrigação: o que é, como funciona e suas vantagens - iPonia

  2. Pingback: Fertirrigação: o guia definitivo para fertirrigar - iPonia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *