Fertirrigação: o Guia Definitivo para Fertirrigar

Aprenda os processos envolvidos na fertirrigação. Tire as suas dúvidas sobre essa técnica com o “Fertirrigação: o guia definitivo para fertirrigar” que engloba as principais informações sobre esse método.

O que é fertirrigação?

Obter maior eficiência no sistema de irrigação e consequentemente na produção é objetivo de muitos produtores brasileiros. Neste texto “Fertirrigação: o guia definitivo para fertirrigar” te explicaremos os processos dessa técnica.

fertirrigação é um dos métodos que possibilita esse cenário se tornar real. Isso pois, a distribuição dos fertilizantes é feito pelo sistema de irrigação.

Logo, a fertirrigação consiste em uma técnica cujos fertilizantes. Ou seja, os produtos para fertirrigação são distribuídos através da água da irrigação.

Assim, a combinação dos adubos minerais + água de irrigação formam a “água de irrigação enriquecida” ou “calda de fertirrigação”. Ou seja, conhecidos como os produtos para fertirrigação.

Por conta dessa combinação, na fertirrigação o ciclo dos nutrientes utilizados é acelerado. Isto posto é importante entendermos sobre fertirrigação e nutrição. Também podemos dizer que há diferenças entre a fertirrigação x irrigação.

O que leva a entender que a fertirrigação oferece algumas vantagens e desvantagens. Mas que em geral vale muito a pena para o bolso do produtor.

Como fazer fertirrigação?

guia definitivo fertirrigação: Aspersor irrigando e fazendo a fertirrigação

Como já dissemos anteriormente, a fertirrigação é realizada através dos fertilizantes diluídos em água. E, posteriormente aplicados na irrigação.

Dessa maneira eles chegam na planta de maneira contínua e otimizam a produção.

Na hora de montar sistema de fertirrigação e aplicá-lo é importante tomar cuidado com a diluição dos fertilizantes na água. Isso para não prejudicar nem o solo e nem a sua plantação.

Por esse motivo, é importante calcular a fertirrigação corretamente. Assim como cuidar da condutividade elétrica da solução na hora de montar sistema de fertirrigação.

Outro ponto fundamental na hora de realizar a fertirrigação é entender a compatibilidade dos adubos. Assim pode-se usar os sistemas tranquilamente, seja irrigação por gotejamento, irrigação por aspersão ou qualquer outra.

Esse ponto é importante, pois adubos incompatíveis podem formar precipitados e causar entupimentos no sistema de irrigação. Logo é preciso saber a compatibilidade dos adubos.

Onde posso fertirrigar?

A fertirrigação é uma famosa técnica da agricultura. Diversas culturas e ambientes utilizam a fertirrigação. Por exemplo:

  1. Em estufas
  2. Para forragens
  3. Fertirrigação do morango
  4. Fertirrigação do tomate

Fertirrigação: o guia definitivo para fertirrigar - plantação tomate

Para cada sistema de fertirrigação existem equipamentos mais adequados que devem ser escolhidos com base em diversos fatores.

Alguns dos principais métodos de injeção dos fertilizantes são por exemplo: fertirrigação com venturi, fertirrigação com dosadora, injeção por bomba auxiliar, etc. Logo, a agricultura possibilita a escolha de uma variedade de métodos de injeção.

Para o processo de fertilização ser mais fácil e prático você pode contar com tecnologias como o Controlador de Fertirrigação F16 da iPonia.

Com ele você acompanha sua produção de onde estiver, tem 16 opções de acionamentos, controla pelo celular, recebe avisos em casos de falha de energia e muito mais. Por isso, o Controlador de Fertirrigação F16 facilita o dia-a-dia.

Preencha o formulário para receber o catálogo com as informações do Controlador de Fertirrigação F16. Assim como todos os produtos disponíveis ou entre em contato conosco para saber mais.

Para mais informações como “Fertirrigação: guia para fertirrigar” continue acompanhando nosso blog.

1 comentário em “Fertirrigação: o Guia Definitivo para Fertirrigar

  1. Pingback: Fertirrigação: o que é essa técnica da agricultura - iPonia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *