Como entender o clima da estufa evita erros na fertirrigação?

O clima comanda o Agro e as estufas permitem que o produtor fuja dos intemperes causados pelo tempo e aproveite ao máximo as vantagens que as estufas oferecem.

Porém junto com o poder de controlar o clima vem também novas responsabilidades.

Para deixar sua estufa ainda mais produtiva é preciso avaliar o clima interno para conduzir a temperatura, umidade do ar e até a fertirrigação para favorecer o crescimento do seu cultivo.

As estufas são o paraíso do produtor e de seu cultivo! O clima pode estar sempre a seu favor abrindo cortinas, acionando ventilação, controlando sombreamento, além de sempre driblar períodos de estiagem e até fugir de tempestades, tudo em prol da saúde de seu cultivo e focando no desenvolvimento máximo do cultivo.

Saiba o clima dentro da estufa para fertirrigar com qualidade e criar o ambiente perfeito para seu cultivo

Avaliar o clima ajuda a criar uma fertirrigação balanceada

Entender os níveis de umidade e temperatura dentro da estufa dão ao produtor as coordenadas para criar um plano de fertirrigação mais assertivo, estes pontos impactam tanto o cultivo como o solo que precisam estar sempre bem nutridos para que ocorra o melhor desenvolvimento.

Assim como fora da estufa, períodos de baixa umidade exigem mais frequência entre cada fertirrigação ou até o uso de lâminas maiores, enquanto épocas com níveis mais elevados necessitam de moderação.

Como não chove dentro da estufa fica ao produtor a tarefa de avaliar os níveis de umidade do ambiente e do solo, porém no cultivo protegido fica fácil ajustar a fertirrigação com o clima.

A quantidade de água e nutrientes no solo podem até afetar negativamente sua produção, pois em função do excesso acontece a falta de drenagem da água no solo, favorecendo o surgimento de doenças fúngicas e bacterianas, afetando raízes, caules e folhas.

A planta absorve água e nutrientes ao mesmo tempo, porém no caso de uma irrigação subdimensionada a absorção de ambos pode ser menor caso a solução nutritiva usada na fertirrigação não tenha sido dosada considerando pontos como clima, solo e cultivo.

Uma fertirrigação equilibrada conforme o clima da estufa, solo e cultivo entregam para a raiz todos os nutrientes necessários para dar resistência, proteção contra pragas e doenças além de turbinar o desenvolvimento de qualquer espécie.

A fertirrigação é conhecida como uma “técnica de aplicação artificial de água no solo” e na estufa você se livra da instabilidade do clima, pois sol, chuvas e ventanias são imprevistos climáticos que bagunçam a umidade do solo e os planos de fertirrigação do produtor.

Hoje é fácil entender o clima e criar uma fertirrigação em torno disso evita erros e aumenta a produtividade

A estufa é o universo particular do seu cultivo onde a interferência do clima externo pode ser menos influente, permitindo que você controle tudo e crie fertirrigações ideais para manter seu cultivo saudável e seguro sempre.

Acompanhar a previsão do tempo dá ao produtor uma noção de como está o clima dentro da estufa, deixando claro como fertirrigar seu cultivo em determinado dia e até se preparar para enfrentar frentes quentes, frias e até geadas.

É recomendável que o produtor de estufa tenha termostatos e medidores de umidade do ar e do solo, pois como estamos lidando com cultivo em estufa o clima interno pode ser uma versão intensificada do tempo lá fora.

No Agro é comum avaliar a umidade do solo com nossas mãos ou através da aparência e textura das plantas, porém com a medição precisa de termostatos e medidores de umidade você ganha a dica de ouro para decidir volume, tempo e duração de cada fertirrigação, evitando o estresse hídrico e excessos que reduzem o crescimento do seu cultivo.

Agora que entendo o clima da estufa, como criar uma fertirrigação precisa que ajude na produtividade do cultivo?

O produtor de cultivo protegido já pode contar com o Painel de Fertirrigação iPonia Agtech na hora de programar sua próxima fertirrigação!

Com a ajuda do termostato e de medidores fica fácil calcular e criar um plano de fertirrigação eficiente! Tendo o número ideal de sessões, duração de tempo e até a quantidade de substrato que deverá ser utilizado em cada fertirrigação, livre de excessos e nutrindo corretamente.

Com nosso Controlador de Fertirrigação você coloca os números de seus cálculos, isso aí, números! 

A quantidade de água, horário de início de cada irrigação, duração de tempo de cada sessão e até quando precisará ser usado fertilizantes para fertirrigar cada setor do seu cultivo.

Programe até pelo seu celular a fertirrigação conforme suas contas e não tenha margens de erros ou surpresas, tudo muito fácil, prático e seguro para a saúde e bem-estar de seu cultivo.

Você programa e na hora agendada a fertirrigação acontece como você decidiu!

Se você preferir também é possível programar direto em nosso painel que é fácil de mexer, tem poucos botões e até possui uma tela colorida que deixa esta etapa de programação ainda mais prática e direta.

Quem adquire nosso Painel de Fertirrigação também ganha acesso a nossa biblioteca de receitas premium criadas por grandes profissionais do Agro.

Gostaria de uma receita para nutrir aquela espécie num dia quente ou frio? Encontre a receita perfeita para seu cultivo, adapte ela conforme o clima de sua região e até espécie cultivada.

Nossa biblioteca é repleta de casos de sucesso de produtores reais que podem ser aplicados em sua estufa também.

Ter segurança para fertirrigar sua estufa e manter seu cultivo saudável está ao alcance de todos no Agro brasileiro

Deixe seu sistema de irrigação ainda melhor com nosso Painel de Fertirrigação que atende diversos tipos de cultivo, temos certeza que ele fará a diferença em sua produção também.

Tanto o pequeno como o grande produtor já podem investir em nossa tecnologia que cabe em todo tamanho de bolso, com nosso cuidado extra você fertirriga de forma eficiente e até aumenta a produtividade de sua estufa.

Nosso Painel de Fertirrigação é muito fácil de mexer e além de programar cada sessão de irrigação ou fertirrigação você tem acesso ao registro de água por setor além de conseguir personalizar todas as 16 portas como preferir.

Já sabe que o tempo vai virar? Viu que uma frente fria com geadas se aproxima de sua região? Foi noticiado que vai esquentar muito em determinado dia?

Esteja um passo à frente e deixe programada a fertirrigação ideal para receber estas mudanças climáticas. Não seja pego de surpresa quando o tempo virar, previna perdas no rendimento da sua produção e mantenha seu cultivo sempre saudável.

Lembrando, toda a programação pode ser alterada a qualquer momento direto pelo seu celular, sem idas e vindas até a estufa, programe em qualquer lugar e esteja sempre conectado com seu cultivo.

Fale com nossos Engenheiros Agrônomos via WhatsApp e nos conte mais sobre seu cultivo e tipo de estufa para descobrir como nosso Painel irá ajudá-lo.

1 comentário em “Como entender o clima da estufa evita erros na fertirrigação?

  1. Pingback: Fertirrigação: o guia definitivo para fertirrigar - iPonia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *