Cultivo de morango em estufa: A boa pedida

O cultivo de morango em estufa tem sido uma boa pedida para os produtores desta cultura tão delicada. No caso de espécies sensíveis como o morango todo o cuidado é pouco e em casos como este o cultivo protegido tem se mostrado uma ótima escolha.

Plantar à céu aberto deixa seu cultivo vulnerável à fatores diversos. As temidas pragas, ventos e mudanças bruscas na temperatura possuem livre acesso ao seu cultivo, causando danos e afetando a produtividade de seu cultivo de morangos.

Ter uma estufa não é algo exclusivo para os grandes produtores. Investir na produção é se permitir crescer, aumentar as vendas, pagar o investimento e daí em diante é só alegria.

Investir numa estufa renderá a você morangos de maior qualidade, aumentará a produtividade, facilitará tanto o manejo como a colheita, além de outros benefícios que você descobrirá no decorrer deste texto.

Vantagens do cultivo de morango em estufa

O plantio em estufa também conhecido como “cultivo protegido”, tem um nome pra lá de auto explicativo, não é mesmo? Trata-se de criar um ambiente seguro para o cultivo, deixando do lado de fora a maioria das pragas, rajadas de vento e amenizando outros fatores externos.

Gaste menos ou nada com defensivos: produza morangos de alta qualidade

O cultivo de morango em estufa tem se mostrado uma ótima opção para os produtores desta cultura tão delicada

O ambiente protegido descarta ou reduz o uso de defensivos pois os morangos não precisarão de ajuda química para resistir à ação do tempo e com a estufa a maioria das pragas não chegarão até seu cultivo.

Reduzir ou cortar os defensivos não gera só economia como também aumenta a qualidade e o valor de revenda de sua colheita. Produtos mais saudáveis tem sido os favoritos do consumidor e eles pagam mais caro por isso.

A segurança que o cultivo protegido dá ao produtor permite até a produção de orgânicos com zero aplicação de defensivos, portanto investir numa estufa abre portas para que você entre neste segmento tão lucrativo do Agro.

O agricultor tradicional não se imagina plantando sem defensivos, afinal enfrentar o clima e as pragas pode ser uma batalha pra lá de cansativa. Abra sua mente para o cultivo em estufa, a praticidade e a qualidade podem ser suas novas aliadas.

Produza com estufas em qualquer clima ou região: colha ainda mais e também reduza perdas

O morango é delicado e brincadeiras à parte, pode-se dizer que é uma cultura exigente com o agricultor! O clima ideal para cultivo é entre 13°C e 26°C e olhando para as variações climáticas do nosso país fica difícil cumprir estas recomendações.

Além de exigir um clima temperado, o morango também é sensível aos ventos, granizos e tempestades, portanto as estufas são a melhor opção para o produtor que deseja competir no mercado e evitar perdas.

Existem diversos modelos de estufas, porém existe aquele que será ideal para sua região e espécie de morango que você pretende plantar.

Utilizando a estufa adequada atrelado a um bom manejo o resultado vai além de uma colheita saudável, você também passará a produzir em maior escala!

Um dos pontos mais elogiados pelos produtores é o aumento do período de colheita, estendendo-se além dos meses de agosto e dezembro. Esta vantagem torna-se possível pela estufa permitir que o produtor condicione o clima e não seja refém das estações do ano, produzindo em qualquer época.

O aumento na quantidade por colheita deve-se também à redução de perdas, pois os fatores externos perdem a força na hora de impactar um cultivo protegido, resultando numa colheita de qualidade e com menos desperdícios.

O uso da tecnologia é muito bem vindo no cultivo em estufa! Fertirrigue morangos com maior precisão

Se você já é produtor saiba que seu sistema de irrigação pode ser reaproveitado na estufa também. Além de economizar nesta parte, você ainda pode torná-la ainda mais eficiente.

O morango é delicado, porém conforme abordado, o uso de defensivos será menor ou até descartado, portanto utilize esta verba para efetuar melhorias em seu cultivo.

Invista em substratos para tornar seus morangos ainda mais saudáveis, fertirrigue com o que há de melhor em nutrientes e use a tecnologia como parceiro.

Para o produtor que busca qualidade o Painel de Fertirrigação iPonia Agtech entra como um parceiro que ajuda na nutrição, redução de danos e ainda é aquela mão na roda para o agricultor pois:

  • Acompanha o crescimento do cultivo e fertirriga conforme a idade atual;
  • Nutre seu cultivo para ser resistente ao clima atual, a estufa já protege o cultivo de morangos, porém a nutrição ideal é um ótimo complemento;
  • Permite que você programe até pelo celular a quantidade de irrigações e o tempo de duração de cada ciclo;
  • Te dá acesso à receitas criadas por profissionais do agro para você acertar sempre a nutrição e colher os melhores morangos;
  • E muito mais!

Com o cultivo protegido de morangos as vantagens são muitas, porém é possível tornar ainda mais eficiente quando ligado à tecnologia.

O cultivo protegido de morango possibilita o uso da hidroponia: nutra com precisão e praticidade

A hidroponia é mais eficiente quando aplicada em ambientes fechados e se tratando de culturas delicadas como o morango ela pode ser um prato cheio para quem busca alta qualidade e praticiade.

Esta técnica se destaca pelo seu plantio em vasos, slabs e perfis hidropônicos normalmente há no mínimo de 1m de altura do chão, facilitando o manuseio do agricultor que não precisará ficar agachado, além de dificultar o acesso de pragas até o cultivo.

O cultivo de morango em estufa sendo ele hidropônico ou semi é prático por grande parte dos sistemas serem automatizados, economizando tempo ao agricultor e encarregando a tecnologia de equilibrar a nutrição de seu cultivo.

A nutrição é um dos fatores de sucesso de um cultivo de morango hidropônico em estufa, portanto é importante saber dosar a solução nutritiva de acordo com a espécie e o clima.

Qual é a estufa ideal para meu tipo de cultivo e região?

Cada região tem suas características e cada espécie de morango também tem suas próprias exigências.

Portanto escolha um modelo de estufa que use o clima de sua região à seu favor e de seu cultivo também! Altura, formato da estrutura, material de revestimento entre outros pontos são fatores chave para criar um ambiente favorável ao crescimento de seu cultivo conforme suas necessidades.

Procure ajuda profissional nesta etapa de decisão e fuja de algumas soluções prontas, afinal, cada caso é um caso e se tratando de um investimento de valor razoável toda atenção é necessária para não jogar dinheiro fora.

Vá atrás de empresas conhecidas no mercado e verifique se a estufa em questão atenderá a espécie de morangos que você pretende cultivar, clima de sua região e técnica (hidroponia, irrigação, fertirrigação), faça uma scolha inteligente e saia na frente!

E quando o assunto for fertirrigação conte com nosso super Painel ou tire suas dúvidas sobre nossos produtos com nossos Engenheiros Agrônomos através de nosso WhatsApp.

1 comentário em “Cultivo de morango em estufa: A boa pedida

  1. Pingback: Fertirrigação: o guia definitivo para fertirrigar - iPonia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *